sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Com qual agulha eu vou....


Eu tenho uma fraqueza: adoro bugigangas fofas!

E com as minhas agulhas não poderia ser diferente.

Passei o dia navegando na Internet, buscando dicas das melhores e mais diabéticas agulhas do mercado.

AGULHA RETA OU CIRCULAR?

Aqui, ainda temos a cultura de que a agulha circular é para fazer trabalhos circulares, enquanto a reta, para trabalhos abertos. Mas ser tricotadeira é também ser criativa, inovar e eu não consegui entender, de início, porque existem agulhas retas.

Na minha humilde opinião, as agulhas retas só existem por questão de costume, de uma herança das nossas avós, que aprenderam das mães e assim por diante.

A realidade é que o ser humano se adapta a tudo, o difícil é sair da zona de segurança!

Eu quis começar do que eu achei ser o mais lógico e econômico: agulhas circulares intercambiáveis. E não me arrependo! É possível fazer uma infinidade de arranjos: agulhas de 4.0mm com um fio de 60 cm, a mesma agulha com um fio maior, o mesmo fio com outra agulha, ou seja, o que a receita e a necessidade pedir.

QUAL MARCA?

As agulhas da KnitPro me fizeram tremer na base! Elas são lindas e práticas. Por motivo de direito autoral, em alguns outros países, como nos Estados Unidos, elas também são conhecidas como KnitPic.

O difícil foi segurar o coração por 3 semanas - o prazo da importação. Mas a espera valeu à pena.

O que me chamou muito a atenção para essas agulhas, foram os comentários de outras compradoras em relação ao encaixe da agulha com o fio e a ponta diferenciada.

É difícil explicar a diferença dessas agulhas para outras mais simples, só tricotando para saber. Mas eu te garanto que nunca mais volta para as velhinhas!

Outra observação que eu acho importante é quanto a ponta da agulha.  Se você tricota com os pontos mais apertados, invista em agulhas maIs "pontudas", como a KnitPro. Já se os seus pontos são mais soltinhos, a Addi também é uma boa opção.


MADEIRA, ACRÍLICO OU METAL?

Eu também li bastante sobre qual material começar: madeira, acrílico ou metal.


As agulhas de madeira da KnitPro são fantásticas e deslizam muito bem, sem deixar os pontos das mãos mais inexperientes caírem. As agulhas de acrílico seguram mais o trabalho, sem contar que são lindas, mas pessoalmente, eu não gostei.



Depois de alguns meses criei coragem e importei algumas agulhas de metal.

No início, a mão queria voltar para as agulhas de madeira, mas bastou algumas carreiras para eu me acostumar.

Hoje, eu não troco as de metal por nada!

Elas deslizam de uma forma fantástica, sem deixar a mão tão cansada. Sem contar no encaixe perfeito com o fio, pois, enquanto a de madeira e acrílico possuem a base de níquel para o encaixe, a de metal é uma peça inteiriça de níquel.


QUAIS TAMANHOS EU COMPRO PRIMEIRO?

O que eu fiz, foi primeiro escolher o que eu queria tricotar, para depois comprar o material necessário.

Para aprender, eu decidi tricotar uma manta para sofá que havia visto em um site, um gorro e uma case para notebook.

Minhas primeiras agulhas foram: uma reta de 25mm (enorme!!), duas intercambiáveis: uma de madeira de 5.0mm e outra de acrílico de 9.0mm; e uma de ponta dupla, de 6.0mm.

Hoje em dia, estou tricotando muitas roupinhas para bebê, o que me exige ter, pelo menos, agulhas 3.0mm e 4.0mm.

Para a maioria dos trabalhos, usaremos as de 4.5mm, 5.0mm e 5.5mm.


CONCLUSÃO

A dica que eu deixo nesse post é: nós conseguimos tricotar até com hashis, aqueles palitinhos de comida japonesa, e eu falo isso por experiência própria!

Mas se você tiver condição, invista em boas agulhas, pois elas são o seu instrumento de trabalho. Eu estou longe de ter todas as que eu quero, mas tenho as principais.

Preste muita atenção no formato da ponta da agulha.

Assim como um engenheiro terá dificuldades para fazer cálculos complexos em uma calculadora de bolso, nós também teremos muita dificuldade em apresentar um bom trabalho com agulhas de baixa qualidade.

Escolha a sua e bom tricô!

Um comentário:

Mirella Prado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.