quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Uma nova forma de arrematar os pontos: Sewn casting off

Vocês já tiveram aquela sensação, quando estão arrematando os pontos, que não é possível que só exista uma única técnica?

Que aquelas "trancinhas" ao final do trabalho não são tão elegantes assim?!

Eu ainda estou lendo o livro Knitting Without Tears da Elizabeth Zimmermann, e me surpreendo cada vez mais com sua genialidade.

Eu gostaria de compartilhar com vocês essa técnica chamada de "sewn casting-off", ou em uma tradução mais próxima, arremate de pontos costurado.

Nessa técnica, na minha opinião, o arremate é mais limpo e não deixa aquele aspecto de peça feita à mão.

A TÉCNICA

1. O primeiro passo, é cortar uma quantidade suficiente de fio do novelo. Eu aconselho a sempre medir duas vezes o tamanho da peça e dar mais um pouquinho de folga, como um ou dois palmos.

2. Segurando a agulha com a mão esquerda, insira a agulha nos dois primeiros pontos, como se estivésse fazendo o ponto tricô:


3. Passe a agulha pelos dois pontos: 


4. Insira a agulha novamente na frente do primeiro ponto, como mostra a imagem. Observem que estamos desenhando um 8 com o fio, a ponta agulha de costura está apontando para a ponta da agulha de tricô: 


5. Passe o fio pelo primeiro ponto e descarte esse mesmo ponto da agulha de tricô:


6. O segundo ponto que sobrou agora será o primeiro ponto da agulha de tricô. Repita os passos 2 a 5 até o fim.

RESULTADO



É um pouco difícil de observar pela foto, mas vale à pena tentar essa técnica.

Me contem o que acharam se fizerem esse arremate!

2 comentários:

elaine masc. disse...

Eu uso esse arremate,para finalizar meias,porque assim não fica muito apertado. Acho otima esta tecnica.

Unknown disse...

Que legal Elaine! Eu ainda não me arrisquei em meias, mas com certeza usarei essa técnica quando fizer minha primeira!