Quem é que não gosta de entrar em uma loja e escolher o próximo fio que vai utilizar no novo projeto?! São tantas cores, marcas, espessuras, que a gente acaba até perdendo o foco e se não prestar atenção, acabará comprando mais novelos do que realmente precisa.
Recentemente eu passei a me interessar pelas fibras, e gostaria de compartilhar com vocês minhas impressões sobre esse tema.
Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre as diferenças entre os fios naturais e sintéticos.
FIBRAS NATURAIS
As fibras naturais são aquelas obtidas de plantas, animais ou processos geológicos.
No tricô, as fibras utilizadas são a lã, a seda, o algodão, o bambu e eu já até encontrei novelos feito com a fibra da folha de maconha, milho e soja.
Em relação à lã, essa pode ser retirada de carneiros, bodes, lhamas e alpacas, sendo que o pelo passa por todo um processo para se transformar no novelinho que tanto amamos!
A lã merino é tosquiada, para quem está se perguntando, de carneiros da raça Merino, que são animais reconhecidos por terem a lã mais nobre para vestimentas. Eles são originários de Portugal e da Espanha, porém, hoje em dia temos diversos rebanhos em outros países, com destaque para a Austrália. O Brasil também já comercializa o fio merino.
Vantagens das fibras naturais:
1. Com certeza, a qualidade e a durabilidade do material, principalmente da lã. Para vocês terem uma idéia, arqueólogos encontram, até hoje, resquícios de roupas feitas de linho e lã há milhares de anos.
2. O toque do fio e o resultado final que ele deixa na peça.
3. Os fios mantém o calor do corpo.
Desvantagem das fibras naturais:
1. O preço. Definitivamente!
2. algumas fibras não são tão macias ao toque.
3. Maior cuidado na lavagem. Aqui eu faço uma observação: várias marcas já desenvolveram técnicas para possibilitarem a lavagem das fibras naturais à máquina.
FIBRAS SINTÉTICAS
As fibras são feitas pelo homem e empregadas no tricô, sendo as mais comuns o acrílico e o nylon.
Vantagem dos sintéticos:
1. Sem sombra de dúvidas, a primeira vantagem que eu vejo nos fios sintéticos, é o preço - eles são bem mais baratos que os fios naturais de boa qualidade, o que permite que a arte do tricô seja acessível a todas as tricotadeiras.
2. A maioria dos fios sintéticos podem ser facilmente lavados à máquina.
Desvantagens dos sintéticos:
1. Muitos fios não possuem elasticidade, e depois de muito usados, ficam com um aspecto de alargados.
2. Peças feitas com esse material não são muito boas para manter o calor do corpo, principalmente se estiverem molhadas.
3. Os fios são altamente inflamáveis e aderem ao corpo, queimando a pele (espero que isso nunca seja um problema!!).
MINHA OPINIÃO
Eu sou da opinião de que se vamos levar tanto tempo e fazer com tanto suor uma peça que as máquinas hoje em dia fazem em minutos, que as nossas obras se destaquem pela qualidade dos fios.
E por causa disso, estou desenvolvendo cada vez mais, uma certa paixão pelos fios naturais!
As peças que estou fazendo são para bebê e eu comprei tanto fios sintéticos, quanto naturais.
Os fios 100% sintéticos apresentam uma certa resistência, uma elasticidade que me faz lembrar de plástico (claro!), o que não me agrada.
Há fios, todavia, com uma mistura de fibra natural e sintética que me surpreendem pela qualidade: a mistura perfeita da qualidade com a praticidade.
Outro fator que vocês devem ter em mente, é se a peça que estão fazendo é definitiva, ou apenas um treino. Se vale à pena gastar um pouquinho a mais nela, porque é de uso pessoal, ou se ela será feita para revenda a um preço mais em conta etc.
Mas afinal, qual fio eu uso?!
Não se preocupem, ao passo que for usando os fios, eu farei um review deles, dando uma idéia melhor de quais são bons, ou não, para serem trabalhados, no meu ponto de vista.